Thursday, September 04, 2008

Comida, e só pra quem gosta


Sou uma comilona inveterada. Almoço pensando na janta, gosto de ter a geladeira farta e cozinhar, assar e petiscar. Vá lá, curto até programa de culinária na TV.

Talvez seja uma coisa de família, de sempre ter a mesa cheia de gente que chega pro almoço e vai ficando pro café da tarde em domingos intermináveis repletos de muita panqueca, carne de panela, patês de atum e tortas de todas as espécies.

Uma época da minha vida morei numa casa que tinha duas cozinhas – a do meu pai e a de todo dia. A do seu Luis era superequipada: forno industrial, coifa, churrasqueira, dois fogões e um bar pra completar. Já a de todo dia, dona Ieda ou Ceni – que assumiu o posto e a responsabilidade de nos alimentar em (quase) todas as refeições faziam os pratos que a gente sempre se esbaldava – e sempre tinha um tanto que dava pra comer mais um. E mais um sempre aparecia pra se juntar a nós.

Quando cheguei em Londres, fiquei amarela de tanto comer batata. Caí numa casa de estudantes sem cozinha que servia batata de todo o tipo no café da manhã e na janta em buffet nada apetitoso e com cara de gororoba. Macarrão à bolonhesa era com carne de carneiro, vejam só. As opções não eram muitas.

Ali já deu pra ter uma noção do tipo de comida que os britânicos apreciam e também descobrir que pra comer bem, tinha que comer comida de outros países. Daí começou a febre dos vietnamitas, tailandeses e indianos. E a minha busca por “cheap eats in London”, graças a um guia da Time Out que não demorei a comprar.

No entanto, as descobertas gastronômicas mais interessantes eu descobri mesmo foi andando nas ruas e pesquisando esquisitices. Um quiosque que vende pãezinhos no vapor em Chinatown, um beagle com carne seca em Brick Lane, um barzinho que vende torta de carne com batatas em Brodway Market, um português que vende dobradinha em Camden Town , os pork scratchings – os nossos torresmos – vendidos em pacotinho feito batata frita nos pubs.

Bacchus

Mas, comilona inveterada que sou, também procurei saber dos restaurantes diferentes, que serviam sopa de lesmas ou insetos fritos e até os mais famosos, como o Fifteen, do chef Jamie Oliver, onde comi bem pra caramba, mas não tão bem quanto a comida que preparo (ou preparam pra mim) em casa.

Uma grata surpresa foi sem dúvida, o restaurante Bacchus, do chef português Nuno Mendes. Ele é da leva de chefs que se inspirou no espanhol Ferran Adriá, dono do El Buli, em Cadaquez, considerado o melhor restaurante do mundo por diversos guias e que tem 3 estrelas Michelin.

O grande lance dessa nova nouvelle cuisine é levar químicos pra cozinha para fazer com que sua experiência gastronômica vá além do paladar. Isso resulta em comidas que explodem ou derretem na boca, sorvetes quentes (!), nuvens de baunilha e outras especiarias. A foto é de lá!

No Bacchus, o cardápio desgustação tem pelo menos 20 pratos e custa cerca de £75 (R$227). E vale cada centavo.

Localizado em bairro upcoming de Londres, Hoxton, o restaurante ficava em um antigo pub e tinha um astral bem descontraído, apesar de requintado. E, pra ajudar nossa experiência gastronômica, o garçom era brasileiro!

Lá eu comi sorvete de açafrão, carne de pombo, uma sopa de cebola que explodia na boca, uma paella moderna, um sashimi com molho de sakê e outras coisas deliciosas.


Porém, como a maioria das coisas em Londres, o que é bom dura pouco e o Bacchus fechou suas portas pra virar um gastropub – pub que serve comida. Agora vai encher de britânico pra comer black pudding ou um "proper English breakfast with a twist"...

E esse é um post de protesto. Só não vai virar greve de fome.

***

Pra ver um pouco do que era o Bacchus, veja esse vídeo feito para o guia do jornal Observer: http://www.youtube.com/watch?v=7_dGrw1eXkQ

E pra conhecer mais sobre a culinária do Nuno Mendes, acesse o site do chef que ele é dos bons! http://nunomendes.co.uk/

No comments: