Saturday, August 06, 2005

Capítulo Um

Hoje, finalmente, comecei a escrever minha dissertação. O primeiro capítulo, sobre a história da relação do Estado com a identidade cultural está saindo e é ótimo não ter mais pânico da página em branco e do cursor piscando. Ainda tem muito trabalho pela frente, mas eu estou satisfeita com esse começo. É genuíno, meu, e fruto de muito estudo, de muitas descobertas.
Comecei o sábado com um brunch tradicional inglês para ganhar energias. Meus olhos estão ardendo de tanto ler e uma gripinha indica que o verão de Londres está chegando ao fim.
Nas horas de relax, desço para bater um papo com o pessoal aqui de casa. Hoje ficamos discutindo assuntos engraçados tipo: nomes estranhos! Já pensou que tem um cara que chama Assunto? E a Suzy Rêgo, que casou com o Paulo César Grande e virou "Suzy Rêgo Grande"? Pelo menos a conversa foi antes da gente decidir que a partir de hoje, só se fala inglês aqui em casa. Hehehe!
...
Só trabalho sem diversão não dá, ... Ontem conversando com o Renato depois de uma cervejinha no pub, pensei que é importante dar um tempo quando a nossa cabeça está muito concentrada em alguma coisa. Permite que a gente olhe de fora, com um olhar menos comprometido, menos apaixonado. Falei que as boas idéias vêm nas horinhas de descanso. "Elas vêm da vida", ele disse. Eu concordo.

Thursday, August 04, 2005

La matina cafe latte, polentina mezzo di....

Eu, Rosa e o mil folhas da Tati no Paul Brasserie

Patrícia e sua obra de arte italiana (não, não o passaporte, a lasanha!)
Ontem foi um dia à iltaliana! Minha amiga Patrícia, depois de dois anos tentando recebeu o passaporte italiano dela pelo correio. Em comemoração, fez uma lasanha maravilhosa de janta, com direito a vinho e música italiana... ai, comi feito uma "nona".
Horas antes, num dos "bat locais"das meninas (eu, Julia, Rosa, Dri, Isa e Tati - essa última agora só em pensamento pois já está no Rio) a brasserie Paul, em Covent Garden eu comia em homenagem a minha amiga Tati um mil folhas de vanilla (ou cre-me, como diz a Julia).
Dia astronomicamente gastronômico. Hoje comprei frutas no mercado com peso na consciência.
...
Estou começando as primeiras linhas da minha dissertação. Ontem, lendo um dos últimos textos que faltavam pra completar a bibliografia, me deparei com uma frase do ex-secretário geral da ONU, Javier Pérez de Cuellar que me chamou atenção:"preferir a reflexão ao reflexo".
Não devíamos todos?

Monday, August 01, 2005

So lonely, so happy!


Meu canto na biblioteca da Senate House, da
Universidade de Londres. Longas tardes ...


Sempre me diziam que o trabalho acadêmico era um processo muito solitário. É mesmo. Essas semanas que antecedem a entrega da minha dissertação (o prazo é dia 26) eu ando muito concentrada e muito sozinha.
As idéias estão vindo nas horas de maior silêncio, de inspiração. Estou animadíssima. A pesquisa está me dando um gás enorme. Pra quem ainda não sabe, estou escrevendo sobre a política cultural do Lula... tem todo o recorte, mas em resumo é isso.
Ai, ai, ai... vou sentir MUITA falta desse curso quando isso tudo acabar.
Esse foi, sem dúvida, um ano cheio de boas descobertas.