Friday, April 07, 2006

A descoberta de Barcelona




























Eu não teria palavras suficientes nem em português, inglês ou espanhol para falar dessa viagem para Barcelona. A cidade é meio assim como voltar ao tempo, um pouco como retornar ao Brasil, uma descoberta no cruzamento de cada uma das ruas estreitas e antigas do Bairro Gótico.
Os velhinhos tomando suas cavas ou suas cervejas com limonada nos bares de tapas e comendo petiscos tradicionais revelam uma tradição espanhola e uma semelhança com os nossos botecos brasileiros.
As ruas estreitas sempre povoaram minha imaginação e fui encontrá-las, lindas, cheias de roupas estendidas nas sacadas, vivas, cheias de histórias, caminhando com os sentidos aguçados, pelas ruas de Barcelona.
A Sagrada Família, que sempre me pareceu como se Gaudí estivesse fazendo castelinhos com areia molhada, templo que era um dos sonhos da minha vida conhecer me emocionou, chocou, alterou meu sentido.
Cava, jamon de país, tapas de todos os jeitos, gostos e tamanhos, bocadillos, gostos e sabores de Barcelona que supreenderam meu gosto.
O povo, sangue quente, latino, orgulhoso... gente berrando na rua, gente viva, de verdade.
Barcelona é onde a Europa fica mais parecida com o Brasil, onde eu me sinto mais em casa.
Andar pelas ruas da Barceloneta, do Bairro Gótico vai sempre estar entre minhas coisas preferidas da vida!
Vale!