Thursday, July 21, 2005

Paz...

Tirei essa foto em Tavistock Square semana passada

Não ia publicar nada sobre os ataques terroristas aqui em Londres no dia 07 de julho. Primeiro porque inaugurei o blog dias depois, segundo porque enviei um texto para alguns amigos e todos sabem o quanto fiquei abalada. Achei também desnecessário voltar num assunto tão delicado.
No entanto, as explosões de hoje me fizeram mudar de idéia, mesmo que ainda não se saiba muito sobre elas. A minha mensagem aqui é de paz e para quem não recebeu, lá vai meu texto sobre os incidentes do dia 07 e que bem servem para os de hoje. Infelizmente.

Filhos de Gandhi


Durante meus primeiros três meses aqui em Londres eu morava num alojamento de estudantes. O “Connaught Hall” ficava no endereço 36-41 Tavistock Square e o meu quarto número 01 ficava no térreo, com uma vista para uma pracinha simpática. Curiosamente, meu cotidiano durante esses meses ficou bem relacionado a Tavistock, já que o instituto onde eu estudo, o Institute for the Study of the Americas da Universidade de Londres ficava nos números 31-35 Tavistock Square, a duas portas do meu quarto.

Um dia, resolvi caminhar pela praça para saber porque ela estava ali, a quem era homenageada e para descansar um pouco. Andei pela pracinha e vi a estatua que ficava ao centro. Era Gandhi. Rodeado por tulipas, Gandhi estava ali para celebrar a paz. Vários dos bancos da Tavistock Square são em homenagem a outros que contribuíram para a paz no mundo e as árvores são em homenagem a vítimas de atrocidades como a Bomba de Hiroshima.

A Tavistock Square abriga muitas das minhas boas lembranças aqui de Londres. Almoços no gramado com meus amigos para aproveitar um dia de sol na cidade, intervalos das minhas aulas quando íamos tomar café “junto ao Gandhi”, o meu descanso entre as várias horas em que ficava na biblioteca e até a celebração do final das minhas provas quando meus colegas brincavam que íamos correr pela Tavistock quando as provas terminassem, já que ficava na frente do Instituto.

Uma das explosões em Londres, a do ônibus numero 30, aconteceu em frente a Tavistock Square. Em frente ao Gandhi. Esse ser humano maravilhoso morreu e não viu a paz no mundo. Na frente dos olhos dele, uma atrocidade contra a humanidade foi cometida na quinta-feira. Minhas lembranças da praça vieram à tona. Minha caminhada quando eu descobri, feliz, que a Tavistock celebrava a paz e homens que contribuíram para a paz. Acho que um pouco da minha paz foi embora na quinta feira.

Eu me sinto no dever de contribuir para um mundo melhor. Um mundo de paz.
É um dever e um direito de todos nós.
Na frente dos nossos olhos pode surgir um mundo mais bonito, rodeado por tulipas, com boas lembranças que nunca serão modificadas.
O dever e o direito de fazer a paz ninguém tira da gente.

Sunday, July 17, 2005

Da Imperfeição

O título do blog é um termo do semiólogo francês Greimas, presente no livro "Da Imperfeição". Um conceito fascinante. Poético, singelo.
Espero ter muitas fraturas expostas aqui.