Thursday, October 06, 2005

De olho no jornal (do outro)

Londres tem algumas manias que eu adoro, outras que ja me acostumei, umas que eu odeio e outras que me fazem rir muito. O METRO eh um jornalzinho gratuito que eh distribuido nas estacoes de trem e metro em Londres. Um tipo tabloide, espreme que sai sangue, pula peito pra fora, sensacionalista que todo mundo le. Todo mundo mesmo, ate quem nao consegue pegar seu exemplar na entrada. Muita gente le no trem e no metro aqui, e os desavisados, acabam esticando o olho e lendo o jornal do vizinho.
Hoje, quando estava vindo pro trabalho no trem, vi mais uma vez essa cena e ri muito. Um cara estava compenetrado, lendo o jornal do outro, quando, de repente, o cara vira a pagina. O cidadao fez uma cara do tipo " puts..."! Muito engracado.
Eu mesma estava com essa mania, ate adquirir outra: passear pela minha biblioteca do bairro e emprestar varios livros, autores que sempre quis e nunca parei para ler.
Na lista ja foram Virginia Wolf, Nick Hornby, Chuck Pallahniuk (o meu preferido, depois do Cortazar), Proust e atualmente estou lendo Graham Greene, otimo!
Parar de estudar e ler por prazer eh uma atividade que eu estou adorando. Mas claro que Stuart Hall, Canclini e Gramsci continuam na lista dos favoritos!
Ler, mesmo que seja o jornal do vizinho de poltrona, eh sempre bom!