Saturday, March 11, 2006

Os botões da minha vó





Quando era pequena, minhas avós colecionavam botões. Dizia-se que era para as costuras, mas sempre achei os botões mais parte da história das minhas vozinhas que das suas costuras. E botões têm lendas, guardam histórias, não apenas porque abrem e fecham bolsas, blusas e segredos, mas porque ornamentam a minha trajetória e hoje povoam minha memória de recordações de amor, da minha terra e da minha família.
Comprei um colar de botões quando estive no Brasil. Num dos poucos passeios que fiz sozinha, fui até a feirinha no Largo da Ordem e me encantei com o colar, cheinho de botões. Na volta para Londres, num vôo que parece ter durado uma semana, fiquei pensando nos botões das minhas avós e tive certeza de que o Brasil é, de fato, a minha terra. Em que outro país do mundo avós colecionam botões?
Hoje no Brasil residem minhas raízes, minha família e muitas das pessoas que eu amo. Fui para dar e receber amor; de mãe, de irmã, de filha, tia, amiga, amor diferente deste intenso que eu vivo aqui em Londres.
Fui para me lembrar dos botões da minhas avós e do amor que elas sempre me ensinaram a dar e receber.