Saturday, August 20, 2005

Cultura (,) inútil?

Hoje termimei os capítulos da minha dissertação; só falta escrever a conclusão e a introdução, nessa ordem (isso mesmo, NUNCA escrevo a introdução antes, sempre por útimo). Analisar a relação do Estado com a cultura é impressionante porque só confirma as muitas vertentes da cultura e como o caráter dela é, organicamente, interdisciplinar. Não existe como estudá-la apenas pela ótica antropológica, ou somente pelas ciências sociais; a investigação requer que todas essas divisões se desfaçam e que um olhar mais integrado recaia sobre o objeto. Nesse sentido, eu nunca tive tanta certeza da minha escolha pelos Estudos Culturais.
Mas é isso, um desabafo acadêmico provavelmente muito chato e muito apaixonado... conseqüência de alguns bons dias passados em frente ao computador pensando nesse assunto. Estou animadíssima pra começar a conclusão e descobrir o final dessa parte da história e tantas outras questões que ela envolve! Sem o menor medo de parecer piegas, citando o Gilberto Gil, não adianta nada senão tiver cultura, "só a cultura salva!"
...
A parte "inútil"(?) dessa reflexão cultural: hoje tava fumando um cigarrinho entre um parágrafo e outro e me deparei com o seguinte ditado na capinha da seda para enrolar o tabaco:
"Life can never be about competition if we all start and end at different times"
Acho que entender onde a gente começa e onde termina, onde nossos esforços estão nos levando dentro da nossa própria trajetória é um passo importante pra se conhecer bem. Acredito que faz a gente se entender melhor, respeitar mais o nosso caminho e valorizar mais nossas conquistas!
E compreender que sim, ainda bem, todos somos diferentes! Viva a diversidade cultural hehehehehe!!!!!

Wednesday, August 17, 2005

Viciada

Gente, desde que eu comecei a ler mais as notícias gerais (antes ficava concentrada apenas na área de cultura), eu viciei. Agora, de manhã, acordo uma hora mais cedo e além de me informar para fazer o boletim da manhã da Bandnews leio tudo quanto é tipo de notícia pela internet. El País, Financial Times, Folha, Globo,... uma delícia!
Claro que meu assunto preferido continua sendo a cultura, sempre vai ser. Mas que esse negócio de notícia vicia, ah, isso vicia!

Sunday, August 14, 2005

Ai, as minhas franjas!

"As meninas"...! Sentido horário eu, Isa, Dri, Rosa e Julia

Eu e Dri no níver da Isa

Inaugurei um visual novo nessa semana. Estou de franjas e feliz! Dei um break na dissertação(não merecido e bem irresponsável) na sexta e fui almoçar com minha amiga Mariângela, da Grécia e depois aproveitei pra picotar as madeixas... (uma amiga minha do Brasil diz que quando a gente corta o cabelo, corta um monte de coisas junto.... tomara!) .
No domingo fui comemorar o aniversário da minha amiga Isa em Camden, e depois comemos tapas por lá... muito gostoso. A dissertação? Vai bem, obrigada. Heheheheh!
Essa semana deve ser a mais pesada, preciso me concentrar mesmo e ver se consigo adiantar bem. Mas estou no pique, com vontade e amando cada linha que escrevo e depois reescrevo e depois modifico e depois... fica um "luxo"como eu costumo dizer por aqui!!!
Vamo que vamo!!! Hoje é dia de trabalho duro! Contagem regressiva, 11 dias pra entrega da dissertação!
...
Em primeira mão: eu sempre fui fã do FHC, todo mundo sabe. Mas andei pesquisando sobre a gestão do Ministério da Cultura na época dele e me decepcionei. A do Gilberto Gil tem bons planos, mas de bons planos o mundo tá cheio, né? Só queria constar aqui que eu, definitivamente, fiquei menos ignorante politicamente. O que já é um bom começo... principalmente em tempos como esse!!!!