Tuesday, January 24, 2006

As lentes orientais





Sempre fui fascinada pelo olhar oriental. Principalmente os rituais, a forma como em tudo que fazem, colocam um pouco do olhar que têm sobre o mundo, a vida, a morte. Gosto de como entendem que tudo é do jeito que tem que ser e como respeitam o ciclo natural das coisas. Aprecio como a linha entre a delicadeza e a força é tênue quando se trata da cultura oriental, em especial da japonesa.
Sábado fui com o Renato assistir a exposição do fotógrafo japonês Nobuyoshi Araki. Quem não conhece o trabalho dele, tem que conhecer. Eu sempre fui fã de arte erótica, e ele não me decepcionou, mas também não superou minhas expectativas. De qualquer forma, o universo dele se mostrou maior do que eu conhecia e isso já valeu a ida.
Os trabalhos mais conhecidos são os das modelos japonesas, mas ele tem uma sessão de fotos de um menino chamado Satchi que é imperdível. Uma coleção de fotos da falecida esposa que são chocantes, tocantes. As fotos mais simples foram as que me chamaram mais atenção. Limpas, despidas na frente da lente, como se ele conseguisse não estar lá, ou como se pudesse estar presente no corpo de cada uma das modelos. Um auto retrato tirado por alguém?
Enfim, arte para os meus olhos e pra enaltecer meu dia. Para lembrar que isso faz a diferença.
Para finalizar, as melhores fotos do dia foram as que eu fiz com o Re passeando por 10 estações de metrô diferentes, de Notting Hill a Wapping. A day to remember.