Monday, September 26, 2005

Viagem pelos cinco sentidos

Quando estava na Grécia pensando sobre o que eu iria escrever sobre a viagem, eu só imaginava uma coisa: os cinco sentidos. Porque esse lugar mexe com todos eles, e da mesma forma.
Tato. Sentir no rosto uma brisa do mar, nas mãos a areia da praia, no corpo a água do mar. Lembrar da sensação de mergulhar, de sentir o corpo relaxado...
Visão. Água azul turquesa, casinhas brancas, areia branca, pedras coloridas, céu azul, muitas e muitas oliveiras, lugares antigos, gente feliz. Paisagens que me lembraram o Brasil e me deixaram feliz e um pouco nostálgica. Paraíso dos fotógrafos!
Audição. Baruho do mar, gente falando alto (grego é meio italiano, meio brasileiro heheh), música cheia de palavras que eu não entendo, minha amiga cantando em eslovaco e meu amigo em grego. O silêncio de Santorini e de Oia.
Olfato. Cheiro da comida, do azeite de oliva, do protetor solar (claro, como não?), de jasmim no caminho para a casa da Marcela.
Paladar. Um caso a parte na história da Grécia. A comida é sagrada como os deuses, cheia de rituais. Charutinhos de folha de parreira, polvo assado, peixe defumado, carneiro na brasa, iogurte, raki, ouzo, dacos, queijo feta. Dez quilos a mais na balança e vinte a menos nas costas.
A Grécia me deixou com saudades de casa. Saudades de me sentir a vontade, andar de chinelo o dia todo. Saudades de ficar com o corpo cansado e a mente relaxada.
Minha viagem foi uma terapia e tanto. Dá pra perceber?
Publico fotos nessa semana! Se nao publicasse esse post logo, ia deixar passar muito tempo.
De volta a Londres. Hoje, dia 27 é meu aniversário. Há um ano atrás eu conhecia apenas duas pessoas em Londres. Convidei mais de quarenta para a minha festa. O tempo, realmente, muda muito as coisas.