Saturday, March 11, 2006

Os botões da minha vó





Quando era pequena, minhas avós colecionavam botões. Dizia-se que era para as costuras, mas sempre achei os botões mais parte da história das minhas vozinhas que das suas costuras. E botões têm lendas, guardam histórias, não apenas porque abrem e fecham bolsas, blusas e segredos, mas porque ornamentam a minha trajetória e hoje povoam minha memória de recordações de amor, da minha terra e da minha família.
Comprei um colar de botões quando estive no Brasil. Num dos poucos passeios que fiz sozinha, fui até a feirinha no Largo da Ordem e me encantei com o colar, cheinho de botões. Na volta para Londres, num vôo que parece ter durado uma semana, fiquei pensando nos botões das minhas avós e tive certeza de que o Brasil é, de fato, a minha terra. Em que outro país do mundo avós colecionam botões?
Hoje no Brasil residem minhas raízes, minha família e muitas das pessoas que eu amo. Fui para dar e receber amor; de mãe, de irmã, de filha, tia, amiga, amor diferente deste intenso que eu vivo aqui em Londres.
Fui para me lembrar dos botões da minhas avós e do amor que elas sempre me ensinaram a dar e receber.

5 comments:

Anonymous said...

Neli obrigado por lembrar de nos vizitar quando esteve no Brasil.Minha mãe colecionava botões que eu brincava quando era criança,diferentes, um com forma de elefante outro de flor,uns imitando cristal,mas o pricipal é que enfeitavam minhas brncadeiras de criança e coloriam minha imaginação um dia destes encontrei a latinha magica de botões não eram mais os mesmos,mas a fantazia e a espectativa voltou...beijos Néta

Neli Pereira said...

Querida Neta, você é um amor, minha querida! Uma mulher batalhadora e que eu admiro MUITO! Não podemos nunca nos esquecer dos nossos botões, não é mesmo?
Um beijao enorme.

Anonymous said...

Na mesa onde fica meu micro, estão embaixo do tampo de vidro, parte desses botões...Que seriavam, classificavam, separavam e uniam nosso imaginário infantil! Eram jóias, pecinhas, contas e presentes - O que queríamos que fossem! Hoje são história, os botões, a cama da Vozinha que durmo até hoje! São parte do que somos! E vc guria é o "botão" que nasceu pra sempre entrar na minha "casa"! Te amo muito! Nara

Anonymous said...

Oie Neli,
vi seu blog na relação do Oi Londres e gostaria de falar contigo mas, não tenho seu e-mail.
Aguardo contato.
olhos11@gmail.com

Anonymous said...

Éh.......reaalmente há tantos tipos de botões, tanta simbologia, se pensarmos, há botões que abrem as casaas. há"botões" que as fecham e há botões que entram em nossas "casas", para trazer amor, felicidade e estes, depois transforman-se em lindas flores, que nós amamos muito.Mamili.