Thursday, November 06, 2008

Democracy is coming to the USA

Entrei no ônibus na quarta-feira pela manhã e senti um astral diferente, contagiante.

Um grupo de negras conversava sobre a vitória de Obama com empolgação, orgulho, um brilho diferente nos olhos.

De repente, entrou um homem de cabelos compridos, barba, vestindo uma jaqueta de couro e botas estilo caubói. Sentou-se ao lado de uma senhora que falava sobre a eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

Coisa pouco comum nessas terras daqui, ele começou a puxar papo com ela e perguntou: "Está feliz com o resultado?". E ela respondeu: "Oh, yes, man!".

Ele, com um sorriso contido nos olhos e um orgulho que parecia um pouco empoeirado, falou: "Sou americano. E decidi voltar pra lá em dezembro."

E continuou batendo papo com a senhora, comentando que ele sentia que a América tinha novamente voltado a ser o que era, que o orgulho devagar voltava à superfície.

Quando cheguei em casa do trabalho, meu namorado chegou impressionado e comentou comigo que três ou quatros negros que trabalham com ele estão pensando em ir morar no Estados Unidos.

Eu morei em Indiana na era Clinton e mesmo tendo a pele de cor branca, apesar dos meus antepassados negros, senti de perto o tamanho do preconceito que existe naquele país – com negros, chineses, mexicanos, estrangeiros – as "minorias", como são chamados por lá.

Essas mesmas pessoas agora sentem que os Estados Unidos, na tutela de Barack Obama, vai abrigá-los.

Americano sempre foi meio xenófobo, um patriotismo quase intolerante. Bush apagou um pouco desse sentimento durante seus oito anos de governo.
Obama parece ter reacendido essa chama. E muita gente vai querer garantir um lugar perto dessa fogueira, que deixou de ser das vaidades.

1 comment:

Panda Lemon said...

Neli... eu estou morando nos States agora e, embora tenha ficado feliz com a vitória do Obama, estou com meu pé atrás. Afinal de contas, eu que sempre fui de tendência esquerdista, caí do cavalo quando elegi o Lula. O Obama está adotando políticas que podem trazer consequências drásticas para a economia do país. Tá fazendo igualzinho o Lula, dando esmola aos pobres e aumentando as taxas de juros para as camadas com mais poder de compra. Isso, em muito pouco tempo, vai estagnar a economia e piorar substancialmente esta crise herdada pelos 8 anos de era Bush. Bom, petit... bom te encontrar aqui. Vou colcar teu blog na minha lista de blogs legais! Beijos, Xanda