Tuesday, February 14, 2006

Eu tô voltando...


Pode ir armando o coreto e preparando aquele feijão preto
Eu tô voltando
Põe meia dúzia de brahma prá gelar, muda a roupa de cama ]
Eu tô voltando
Leva o chinelo prá sala de jantar
Que é lá mesmo que a mala eu vou largar (...)
Dá uma geral, faz um bom defumador, enche a casa de flor
Que eu tô voltando
Pega uma praia, aproveita, tá calor, vai pegando uma cor
Que eu tô voltando....


Chico Buarque pra comemorar a volta pra casa!

Até amanhã, Brasil!

Saturday, February 04, 2006

Tãtãtãnã, tãtãtãnã...here comes the bride!

Eu não podia deixar de registrar aqui no meu blog que 2006 é o ano dos casamentos. Sem brincadeira nenhuma ou exageros, nada mais, nada menos do que 10 das minhas boas amigas vão se casar neste ano.
Entre as noivinhas de 2006 estão a minha cara Dri, que pensou que nunca mais ia decidir isso e esse ano fez a alegria do Jacyr; a Gy, que encontrou no Mau o par perfeito e vice-virsa; a Rô e o Antu, que era pra ser desde o começo; a Fró que vai ter uma nova família com o tio Rafão; a Meli cujo parceiro, Tony é a tampa da panela (e ela pensou que fosse frigideira); a Isa que encontrou um amor antigo do outro lado do mundo; a Marcela que vai ser feliz na Grécia com o Kostas; a Jujuba, que está doidinha pelo Nazem; a Di, mulher do Otávio, meu primo que já está com um novo membro da família na barriga e ufa! acho que são essas.
Eu bem que queria ir a todos os casamentos, mas como estou um pouco longe, vai depender de bastante coisa. De qualquer forma, todas elas sabem que eu torço muito pela felicidade delas e que elas serão as noivas mais felizes desse ano!
E que sejam felizes para sempre!
*ps: yes, eu me animei com a idéia, mas anel no meu dedinho não vai ter tão cedo, hehehhe!

Tuesday, January 24, 2006

As lentes orientais





Sempre fui fascinada pelo olhar oriental. Principalmente os rituais, a forma como em tudo que fazem, colocam um pouco do olhar que têm sobre o mundo, a vida, a morte. Gosto de como entendem que tudo é do jeito que tem que ser e como respeitam o ciclo natural das coisas. Aprecio como a linha entre a delicadeza e a força é tênue quando se trata da cultura oriental, em especial da japonesa.
Sábado fui com o Renato assistir a exposição do fotógrafo japonês Nobuyoshi Araki. Quem não conhece o trabalho dele, tem que conhecer. Eu sempre fui fã de arte erótica, e ele não me decepcionou, mas também não superou minhas expectativas. De qualquer forma, o universo dele se mostrou maior do que eu conhecia e isso já valeu a ida.
Os trabalhos mais conhecidos são os das modelos japonesas, mas ele tem uma sessão de fotos de um menino chamado Satchi que é imperdível. Uma coleção de fotos da falecida esposa que são chocantes, tocantes. As fotos mais simples foram as que me chamaram mais atenção. Limpas, despidas na frente da lente, como se ele conseguisse não estar lá, ou como se pudesse estar presente no corpo de cada uma das modelos. Um auto retrato tirado por alguém?
Enfim, arte para os meus olhos e pra enaltecer meu dia. Para lembrar que isso faz a diferença.
Para finalizar, as melhores fotos do dia foram as que eu fiz com o Re passeando por 10 estações de metrô diferentes, de Notting Hill a Wapping. A day to remember.

Friday, December 23, 2005

Merry Christmas!

Queridos amigos e leitores do blog.... final de ano. Estou finalizando meu trabalho aqui no OiLondres e me preparando para ir para casa (a que eu ainda estou morando, com os ingleses e o ronca-ronca).
Desejo para todos vocês, de longe e de perto, um ótimo Natal. Amanhã publico as fotos da nossa ceia por aqui!
Eu sinto saudades de todos e estarei pensando na minha família querida, nos sobrinhos, nos amigos, no pai, na mãe, na Nara, no Nuno, na Monica e em todos que moram no meu coração.
Eu amo muito vocês e Natal que vem passamos juntos...

FELIZ NATAL E QUE VENHA ESTE ANO DE 2006 !

Sunday, December 11, 2005

Graduation...

Da esq.para dir: eu, James Dunkerley, Lucy, Mauren, Olivia, Diego e Mariano.
Eu, Jane (secretária e quebra galhos da galera no instituto) e Mariangela, minha amiga do coração
Yes, o Renato foi nessa formatura sim! Ele assistiu Planeta dos Macacos no outro dia heheheh!
WE'RE GONNA GRADUATE AND HAVE A GOOD TIME!
Renato brinca que eu me formar na Universidade de Londres é uma das pontas do meu tripé: tradição, família e propriedade. Ele deve ter razão. O evento de Formatura na Senate House da Universidade de Londres na sexta feira foi um evento carregado de tradição e eu amei. A emoção não foi pouca e nem o orgulho de estar lá, junto com aquela turma, depois de ter passado um dos anos mais massas da minha vida, me formar sabendo o quanto eu aprendi, o quanto eu descobri sobre o meu país e o quanto eu quero ser uma pessoa melhor para poder melhorar o Brasil também. O quanto Londres me ensinou sobre mim mesma e sobre minhas origens.
O James Dunkerley, diretor do instituto e que foi meu professor da disciplina América Latina - da Colônia a Modernidade, me deu os parabéns e disse que confia muito em mim. Fiquei orgulhosa.
Encerrar este ciclo de estudos com a formatura na sexta feira foi perfeito. E merecia, de fato, uma comemoração com muita tradição, do jeito que eu gosto. Não foi a toa que eu vim parar nesse lugar aqui. Não mesmo.

Friday, November 25, 2005

Bring music back into your life...

Sim!! Eu realizei o meu sonho de consumo e me dei de presente um IPod igualzinho a este aí da foto!! 20G de HD e muuuuuuuuuita música na minha vida.

Tudo mudou. A minha caminhada de casa até a estação de trem de Homerton toda manhã ficou mais intensa. A viagem de trem até Camden Road, onde fica o escritório ficou mais bonita.

Londres agora tem trilha sonora. Inocente, pianinhos e vocais doces pela manhã. Cocorosie, Bonobo, Goldfrapp, um jazzinho. Agitada, London Calling, Groove Armada, Violent Femmes, na volta para casa, a tardinha. A noite, de volta na madrugada com o night bus Vitor Ramil canta nos meus ouvidos a ilusão de sentir em casa e as gramas verdes com cenas ideais...

Music is back into my life. E eu adoro isso. A gente definha, se perde, não sabe direito que identidade tem quando não ouve música. A gente fica mais surdo e o coração da gente também.

Londres tem cheiros, gostos e agora também sons. E eu amo essa cidade tão sonora...

Amanhã vou até a beira do Tâmisa realizar um sonho : cantar a estrofe " I live by the river"! de London Calling no meio da Waterloo Bridge. E andar pelo Soho ouvindo Idioteque, do Radiohead.

Sonhos musicais. Nunca mais minha vida vai ficar sem música.

Friday, November 11, 2005

A pedidos...

Eu não devia entregar o ouro e dar a receita do meu tzatziki, mas como sei que o verão está chegando no Brasil, sei que esse prato vai bem com uma cerveja e como tira gosto. Além do mais, eu não poderia negar um pedido da Lara (que está virando, assim como eu, uma bela cozinheira).
Pra começar, o tzatziki é uma pastinha, tipo um patê que os gregos comem durante as refeições ou como entrada. Vai bem com pão ou torrada, é bem fresquinho.
Sendo assim, lá vai

  • 1/2 pepino sem casca ralado (isso mesmo, RALADO, vira tipo uma pasta)
  • 3 ou 4 dentes de alho (c0nforme o gosto, eu ponho mais sempre...)
  • 1 pote de iogurte grego (aqui acha em qquer mercado, acho que pode ser usado o iogurte natural aí do Brasil que funciona)
  • azeite de oliva, pimenta e sal a gosto
Mistura tudo num pratinho, deixa gelar e pode comer com pão ou como molho para mergulhar uma carninha de churrasco. Eu sempre pingo um limão em cima.... é delicioso!

***
Quem deveria estar dando receitas aqui é o Renato, que tá cozinhando ainda melhor (se é que é possível) depois que virou chef. Mas eu não fico atrás não...
***
Ontem fui comer feijoada com couve, vinagrete com direito a coxinha e b0linho de mandioca com carne seca de entrada... ai, que delícia! Deu saudades de comer comidinha de casa todos os dias.
***
Não, eu não virei uma comilona. Eu sempre gostei de comida boa! E sim, eu já tomei café da manhã hoje! Ótimo final de semana para todos e não deixem de tentar o tzatziki, vale a pena.

Saturday, October 29, 2005

Porque as deusas são gregas



















Se Deus é brasileiro, as deusas só poderiam ser gregas!
Até que enfim deu tempo de colocar as fotos da Grécia no blog... rever algumas delas para publicar aqui me encheu de saudades! Ai, que lugar mais lindo! A comida, que não podia faltar, maravilhosa e pra completar, eu aprendi alguns pratos que acabaram se tornando os favoritos aqui em casa. Modéstia a parte, meu tzatziki não tem pra ninguém! Hahahah!

Thursday, October 20, 2005

Perolas negras, aos poucos, aos porcos, aos povos...



Final de semana passado eu fiz uma coisa que há algum tempo não fazia - escutar Luiz Melodia. Quem me conhece sabe como eu sou fã do cara, mas eu tinha me esquecido o quanto. Por alguma razão ficamos falando da participação da Banda Black Rio no álbum Pérola Negra... pronto!

O final de semana todo foi de boa música para os meus ouvidos. Magrelinha, Estácio Holy Estácio, Vale Quanto Pesa e outras composições que se tornaram clássicas na interpretação dele povoaram meu final de semana com lembranças boas do meu Brasil, da bao música e de como é bom tirar um disco antigo e por na vitrola pra tocar. Esse final de semana poderia ser o do Paulinho da Viola, ...

Música boa deveria ser pérolas a todos, e não aos poucos. Pérola Negra deveria ser disco de referência. Melodia nunca foi maldito. Sempre foi benção para os nossos ouvidos.

" O pôr do sol, vai renovar brilhar denovo o seu sorriso. E libertar. Da areia preta e do arco- íris cor de sangue, cor de sangue. cor de sangue..."

Tuesday, October 11, 2005

Saudades

De coxinha, de empadinha, de cerveja de garrafa, de papo no telefone sem pensar que ta saindo caro, de dirigir, de ir pra Antonina, da julia, da heloisa, da minha irma, da minha mae, do meu pai (biscoito), dos meus sobrinhos, da tati, da marjorie, da rosa, da dri, da mariangela, do meu irmao, minha cunhada, da ceni, da me, meli, ro, da arali, saudades da minha tia Lucia, do meu tio Ilson, da Ane, do Robertinho, de pao d'agua com margarina, de pingado, de pastel no mercado, de onibus amarelo e taxi alaranjado, da katita, de gengibirra, do sanduiche do original, da isabella, da oda, dos meus sapatos todos, das minhas roupas todas. saudades de ir no salao das meninas, de gente brasileira do bem, de falar no radio, de nao pagar aluguel. Saudades da praia, de filar almoco na casa da mae e da irma, de comer em buffet, em churrascaria, comer PF, de ter roupa lavada e passada de vez em quando. Saudades de falar mal de Curitiba em Curitiba, saudades de ouvir musica alta no carro, de dirgir na estrada, de viajar quase todo final de semana pra Antonina.
Saudades de milho cozido no pe da serra, de pamonha e caldo de cana.
De um tempo que, se voltar, nao vai ser o mesmo...
Sessao nostalgia nas tercas feiras. Pra que mesmo?

Thursday, October 06, 2005

De olho no jornal (do outro)

Londres tem algumas manias que eu adoro, outras que ja me acostumei, umas que eu odeio e outras que me fazem rir muito. O METRO eh um jornalzinho gratuito que eh distribuido nas estacoes de trem e metro em Londres. Um tipo tabloide, espreme que sai sangue, pula peito pra fora, sensacionalista que todo mundo le. Todo mundo mesmo, ate quem nao consegue pegar seu exemplar na entrada. Muita gente le no trem e no metro aqui, e os desavisados, acabam esticando o olho e lendo o jornal do vizinho.
Hoje, quando estava vindo pro trabalho no trem, vi mais uma vez essa cena e ri muito. Um cara estava compenetrado, lendo o jornal do outro, quando, de repente, o cara vira a pagina. O cidadao fez uma cara do tipo " puts..."! Muito engracado.
Eu mesma estava com essa mania, ate adquirir outra: passear pela minha biblioteca do bairro e emprestar varios livros, autores que sempre quis e nunca parei para ler.
Na lista ja foram Virginia Wolf, Nick Hornby, Chuck Pallahniuk (o meu preferido, depois do Cortazar), Proust e atualmente estou lendo Graham Greene, otimo!
Parar de estudar e ler por prazer eh uma atividade que eu estou adorando. Mas claro que Stuart Hall, Canclini e Gramsci continuam na lista dos favoritos!
Ler, mesmo que seja o jornal do vizinho de poltrona, eh sempre bom!

Monday, September 26, 2005

Viagem pelos cinco sentidos

Quando estava na Grécia pensando sobre o que eu iria escrever sobre a viagem, eu só imaginava uma coisa: os cinco sentidos. Porque esse lugar mexe com todos eles, e da mesma forma.
Tato. Sentir no rosto uma brisa do mar, nas mãos a areia da praia, no corpo a água do mar. Lembrar da sensação de mergulhar, de sentir o corpo relaxado...
Visão. Água azul turquesa, casinhas brancas, areia branca, pedras coloridas, céu azul, muitas e muitas oliveiras, lugares antigos, gente feliz. Paisagens que me lembraram o Brasil e me deixaram feliz e um pouco nostálgica. Paraíso dos fotógrafos!
Audição. Baruho do mar, gente falando alto (grego é meio italiano, meio brasileiro heheh), música cheia de palavras que eu não entendo, minha amiga cantando em eslovaco e meu amigo em grego. O silêncio de Santorini e de Oia.
Olfato. Cheiro da comida, do azeite de oliva, do protetor solar (claro, como não?), de jasmim no caminho para a casa da Marcela.
Paladar. Um caso a parte na história da Grécia. A comida é sagrada como os deuses, cheia de rituais. Charutinhos de folha de parreira, polvo assado, peixe defumado, carneiro na brasa, iogurte, raki, ouzo, dacos, queijo feta. Dez quilos a mais na balança e vinte a menos nas costas.
A Grécia me deixou com saudades de casa. Saudades de me sentir a vontade, andar de chinelo o dia todo. Saudades de ficar com o corpo cansado e a mente relaxada.
Minha viagem foi uma terapia e tanto. Dá pra perceber?
Publico fotos nessa semana! Se nao publicasse esse post logo, ia deixar passar muito tempo.
De volta a Londres. Hoje, dia 27 é meu aniversário. Há um ano atrás eu conhecia apenas duas pessoas em Londres. Convidei mais de quarenta para a minha festa. O tempo, realmente, muda muito as coisas.

Wednesday, September 21, 2005

Grecia....

Estou fora do ar por esses dias porque estou aqui na Grecia. Prometo um post sobre a luz, os gostos e os cheiros deste lugar e sobre a sensacao de entrar no mar depois de mais de um ano e ainda no Mediterraneo.
Estou em Creta, em Rephmno. Ontem fui pra Santorini. Esse lugar eh impressionante!
So pra constar, nunca comi tanta comida boa de uma vez so...
Chego em Londres no sabado e ja mantenho todos bem informados.
To indo pra praia.... ate mais!

Monday, September 05, 2005

A casa onde eu sempre morei...

É, definitivamente, Londres não é mais a mesma. Pelo menos, não pra mim. Sábado fui tomar um café da manhã em Borough Market (vou fazer um post só sobre esse lugar maravilhoso!) para passar o último sábado da minha amiga Dri aqui na cidade. A Dri faz parte das "meninas", grupo de amigas imbatíveis que eu fiz aqui em Londres. Ela vai embora na quinta-feira...
No domingo, acordei com um telefonema da minha amiga Fleur, de Amsterdã, que tava indo embora de vez... E aos pouquinhos, as pessoas vão indo "pra casa."
Eu, que resolvi ficar tô experimentando uma sensação diferente. A vida mudou agora que eu não estou estudando e voltar a trabalhar é um exercício e tanto. Horário, chefe, negociar salário, enviar currículo; ai que preguiça! Mas está sendo bom porque sinto que alguma coisa mudou em mim nesse ano. Alguma não, várias.
Uma delas é um sentimento de individualidade, de me dar o melhor de mim, de olhar além do profissional, de abrir caminhos, eliminar fronteiras e fazer uma viagem "sem volta", como diz o Renato.
A minha viagem não tem volta mesmo. Não é possível voltar a ser o que era, pensar como se pensava, olhar com os mesmos olhos. Não é mais possível sonhar os mesmos sonhos; em parte porque alguns já foram realizados, mas também porque existem tantas outras possibilidades. Eu estou amando ver o tempo me mostrar uma vida diferente, abrir novos caminhos, me mostrar os ciclos que começam e aqueles que terminam. Amando ver que meu porto seguro, como eu já escrevi aqui, vive em mim e não há mudança de geografia que me distancie dele.
O Vitor Ramil (que eu acho um compositor bom pra caramba) tem uma música que chama "Ilusão da Casa", que traduz o que eu tô passando e fala assim:


"Eu sei, o tempo é o meu lugar. O tempo é a minha casa. A casa é onde quero estar."
...

Friday, September 02, 2005

Carnaval aqui e lá...

Os marginais de Londres?

“O carnaval mais do que uma simples festa é uma visão do mundo onde todas as normas são questionadas, daí tudo o que é marginalizado socialmente busca uma libertação catártica. Em suma, caindo-se as barreiras, gera-se uma comunicação livre e polifônica".
Mikhail Bakhtin
A comunidade negra de Londres tem muitas faces. Cheiros caribenhos, gostos africanos, sons jamaicanos lembram um pouco as figuras que Gilberto Freire descreve em "Casa Grande Senzala"; um negro que no Brasil, ainda se pode encontrar mesmo só na Bahia. Um negro que me dá banzo, que me deixa nostálgica de uma coisa que nós, brasileiros, sempre quisemos, mas nunca conseguimos alcançar.
A libertação da força negra no desfile, nos carros de sons, nas músicas e nas comidas escancara uma realidade diferente sobre Londres. Escancara a marginalização, a segregação que eu, ingênua, pensava não existir. Escancara que o cenário multicultural de Londres, ao deixar que se preservem as características de cada comunidade cultural que aqui habita, gera também segregação. O carnaval de Notting Hill me mostrou isso.
O nosso "melting pot", a diversidade nossa e deles, o multiculturalismo que parece estar aqui e lá... ainda não sei qual o melhor jeito para que essa comunicação polifônica seja uma realidade todos os dias do ano e não se acabe na quarta, na segunda ou na terça.
E vamo que vamo!

Tuesday, August 30, 2005

Panis et circenses

Lendo a Folha de SP hoje, me deparei com a noticia de que o Gilberto Gil promete maior verba para cultura em 2006. O orcamento de $480 milhoes sofreu reducao de 57% nesse ano. Fiquei pensando de que tipo de aumento estaria Gil falando... e quantos programas de fato podem ser implementados com esse tipo de verba. Lembrei dos tempos da Educativa; nunca trabalhei com tao pouco dinheiro, mas a criatividade de alguns surpreendia e raramente nao faziamos um bom trabalho.
O MinC tem boas ideias, ta comecando pelo comeco, colocand0 os pingos nos "is". O projeto e bom e visa descentralizar o acesso aos recursos do governo a uns poucos produtores que sempre ganham verba para realizar seus projetos via leis de incentivo. Ta na hora do governo fazer o mesmo e distribuir verba, tirando a cultura das margens dos investimentos.
E vamos la.... comida, educacao e arte. Pao e circo.
Comida na mesa, cultura e educacao.

Saturday, August 27, 2005

Tá, e agora?

Comemoração no Pub: sentido horário eu, Niomi, Victor, Rob e Lucy.
Vou sentir falta desse pessoal!
...

Ontem o dia foi intenso, do começo ao fim. Às 3 e pouco da manhã eu estava terminando a minha dissertação; quando parei, comecei a chorar como uma criança. Ainda não sei se de alívio, tristeza, cansaço, alegria... não dá pra distinguir.
Acordei ali pelas 9 e fui colocar a bichinha no formato. Parágrafo duplo, número de páginas, índice- tudo certo. Depois fui imprimir e ... entregar! Não sabia nem o que dizer para a Agnieska, que trabalha no instituto e recebeu tantas das minhas essays, me entregou todas as notas...
Dei uma olhada geral no instituto e prometo que ainda ia ter umas coisas para fazer lá essa semana, não sei o que. Mas é difícil pensar que ele não vai mais fazer parte da minha Londres.
Depois da entrega a gente se encontrou num pub pra aquecer e de lá fomos para um churrasco na casa de um amigo, o Tim. Tava muito bom, todo mundo aliviado, mas todo mundo cansado também. Música brasileira, tango e salsa rolando na sala e a galera toda reunida. Vou morrer de saudades disso tudo mesmo. Apesar de ter resolvido ficar em Londres por mais tempo, ontem não deixou de ser uma despedida. E daquelas.
Hoje acordei e não sabia nem o que fazer.... tomar café demorado, fuçar no computador, atualizar o blog, pensar daqui pra frente.... hoje ainda quero começar a ler um livro e assistir um filme. Estou com boas idéias para o doutorado, cheia de vontade de trabalhar e começar a estudar por conta própria. Cada final é mesmo um recomeço.
"Batidas na porta da frente, é o tempo..."

Tuesday, August 23, 2005

Estou a dois passos...

Terminei hoje minha conclusão... foi a parte mais sofrida da dissertação inteira. A introdução, ironicamente deve ser minha despedida. Estou feliz, triste, preocupada e ansiosa ao mesmo tempo, afinal, é um outro ciclo que se encerra aqui em Londres.
Amanhã pretendo terminar e imprimir a primeira versão. Depois eu conto como ficou.
Fui!

Monday, August 22, 2005

Roendo as unhas...

Vou entregar minha dissertação na sexta-feira.
Vou entregar minha dissertação na sexta--feira.
Vou entregar minha dissertação na sexta-feira.
Vou entregar minha dissertação na sexta--feira.
Vou entregar minha dissertação na sexta-feira.
Vou entregar minha dissertação na sexta--feira.
....
Falta (ainda) a introdução e a conclusão. Mas tudo sempre deu certo, né?
Torçam todos por mim!!!!
.....
Vou entregar minha dissertação na sexta-feira.
Vou entregar minha dissertação na sexta--feira.
Vou entregar minha dissertação na sexta-feira.
Vou entregar minha dissertação na sexta--feira.

Saturday, August 20, 2005

Cultura (,) inútil?

Hoje termimei os capítulos da minha dissertação; só falta escrever a conclusão e a introdução, nessa ordem (isso mesmo, NUNCA escrevo a introdução antes, sempre por útimo). Analisar a relação do Estado com a cultura é impressionante porque só confirma as muitas vertentes da cultura e como o caráter dela é, organicamente, interdisciplinar. Não existe como estudá-la apenas pela ótica antropológica, ou somente pelas ciências sociais; a investigação requer que todas essas divisões se desfaçam e que um olhar mais integrado recaia sobre o objeto. Nesse sentido, eu nunca tive tanta certeza da minha escolha pelos Estudos Culturais.
Mas é isso, um desabafo acadêmico provavelmente muito chato e muito apaixonado... conseqüência de alguns bons dias passados em frente ao computador pensando nesse assunto. Estou animadíssima pra começar a conclusão e descobrir o final dessa parte da história e tantas outras questões que ela envolve! Sem o menor medo de parecer piegas, citando o Gilberto Gil, não adianta nada senão tiver cultura, "só a cultura salva!"
...
A parte "inútil"(?) dessa reflexão cultural: hoje tava fumando um cigarrinho entre um parágrafo e outro e me deparei com o seguinte ditado na capinha da seda para enrolar o tabaco:
"Life can never be about competition if we all start and end at different times"
Acho que entender onde a gente começa e onde termina, onde nossos esforços estão nos levando dentro da nossa própria trajetória é um passo importante pra se conhecer bem. Acredito que faz a gente se entender melhor, respeitar mais o nosso caminho e valorizar mais nossas conquistas!
E compreender que sim, ainda bem, todos somos diferentes! Viva a diversidade cultural hehehehehe!!!!!